SALÃO VISUAL STUDIO: Rua Juvenal Mario da Silva, 673-Manaira - Telefone 83 3246-5828.

Dicas de Verão

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Você que vai passar mais tempo fora de casa, seja viajando, seja passeando, seja apenas se exercitando, cuide-se. Precauções simples podem ser tomadas para garantir que as suas férias sejam uma fonte de prazer, e não de doenças.

1. Use protetor solar diariamente, antes de sair ao sol. Proteja principalmente as partes do corpo que ficam mais expostas ao sol, como rosto, mãos, antebraços, ombros, orelhas, nuca e testa. E não esqueça de um protetor para os lábios, que podem rachar se ficarem desprotegidos.

2. Reaplique o protetor solar com freqüência, se tiver que ficar períodos prolongados sob o sol, depois de um banho de mar ou de piscina, excessiva transpiração ou atividade que tenha requerido esforço adicional.

3. Protetor solar é um recurso para ser usado o ano todo, e não apenas no verão. E não apenas nos dias de sol claro, mas mesmo nos dias nublados, porque 80% dos raios solares penetram nuvens leves e neblinas. A maior parte da exposição ao sol que as pessoas enfrentam ao longo da vida ocorre durante atividades rotineiras, enquanto você cuida do jardim ou leva o cão para um passeio.

4. Saiba o fator de proteção mais adequado para o seu tipo de pele. O Fator de Proteção Solar, geralmente indicado por um número entre 2 e 50, indica quanto mais tempo uma pessoa pode permanecer sob a luz direta do sol, usando um protetor, antes de começar a queimar, do que ficaria sem usar proteção alguma.

5. Use chapéu e roupas adequadas. Aquele bonezinho pode ajudar muito na sua proteção, e roupas de algodão, de cores escuras, podem contribuir para manter a luz do sol fora.

6. Não se esqueça dos óculos de sol. E escolha lentes que bloqueiem raios ultravioleta A e B.

7. Sempre que possível, fique à sombra, principalmente nas horas mais quentes, próximas do meio-dia. Planeje suas atividades para antes das 10 da manhã e para depois das 4 da tarde, quando os raios do sol são menos intensos.

8. Proteja as crianças. As de até 6 meses devem ser mantidas fora da luz direta do sol a todo custo. Mas, se não houver sombra à vista, use protetor solar. Pergunte ao seu médico qual o mais indicado para a criança.

9. Os cuidados têm que ser maiores em grandes altitudes e em climas tropicais, porque as radiações solares são mais intensas nessas áreas. Lembre-se de usar sempre protetor solar, reaplicando com freqüência.

10. Tome muito cuidado com superfícies que refletem a luz, como areia, concreto ou água. Se estiver por perto de alguma dessas, passe protetor solar na pele mesmo que esteja sob a sombra, porque os raios refletidos podem atingir você.

11. Cuidado com os remédios que você usa, porque alguns deles podem fazer com que sua pele fique mais sensível ao sol. Pergunte ao seu médico.

12. Procure hidratar o corpo depois de se expor ao sol. Prefira loções e cremes que contenham hidratantes como vitamina E ou aloe, para repor a umidade perdida durante a exposição ao sol.


Fonte:http://www.lincx.com.br/lincx/saude_a_z/por_vida_saudavel/cuidados_verao.asp

0 Comments: